quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

LAMA (processos)

Há algum tempo postei alguns processos criativos da Hq Carniça, que foi minha primeira parceria com o roteirista Rodrigo Ramos.Hoje vou mostrar um pouco sobre nosso novo trabalho, "LAMA", lançado agora na CCXP 2018, e muito bem recebida pelo público e pelos canais de quadrinhos.

Eu e Rodrigo estamos criando nosso selo independente “Carniça Quadrinhos”, e já estamos trabalhando no álbum de 2019...a ideia é sempre lançar pelo menos uma HQ de Terror/Horror por ano.

Para quem se interessar em comprar meus trabalhos, pode encontrar na minha lojinha, ou falar conosco pela página do facebook.
LAMA foi uma obra inspirada por uma tragédia...o mais terrível crime ambiental ocorrido no Brasil (até hoje), e infelizmente acredito que outros virão... 

Aqui no blog vamos tentar focar nos processos criativos para o desenho!
Vista da região do desastre

Rodrigo queria contar uma história com uma espécie de "Monstro do Pântano", adorei a ideia e então começamos começamos a busca por referências nacionais...
Nosso "Pântano" seria a Lama ...e nosso monstro seria inspirado na criatura Ypupîara "o que está dentro d'água",  diretamente da mitologia Tupi.




Para meu desenho nesta HQ, busquei um "meio termo' entre o traço de "Carniça" e a estilização de personagens de "O Santo Sangue".

Segue um mapa de referências e inspirações que montei...é um longo caminho até ficar satisfeito e feliz com o que posso produzir!

Mestre Shima, Mutarelli, Colin, Corben, Otto Dix ...etc.





Na história de Lama, temos 2 personagens principais...Jorge e Maya. Meu primeiro passo foi fazer estudos para os dois...pois teriam a maior variedade de expressões e tudo mais...
Jorge praticamente não mudou na versão final...Maya acabei melhorando bastante depois...



LAMA foi todo desenhado de maneira tradicional.
Nas cenas que são "Flashbacks Históricos" eu deixei apenas desenhado com Lápis. Nas sequencias contemporâneas eu usei também nanquim e canetas (Sinoart) com tons de cinza.
Abaixo mostro diferentes etapas de algumas páginas. 


Esboço e Arte Finalizada.








Gostaria também de mostrar o primeiro esboço da ilustração da Capa de "LAMA", e sua versão final. 






O Lançamento na CCXP foi um Sucesso, ficamos MUITO felizes mesmo! Provavelmente em Janeiro faremos mais alguns lançamentos em São Paulo e região, e ao longo de 2019 podem ter certeza que irei ao máximo de eventos que eu conseguir!

Eu e Rodrigo Ramos já estamos começando a trabalhar no próximo álbum do selo "Carniça Quadrinhos", nossa meta é conseguir mais uma vez mesa na CCXP 2019, e lançar lá...

Trabalhando sério e continuamente...obrigado a todos que nos apoiam !

Até a próxima!!

Marcel Bartholo



Nenhum comentário: