segunda-feira, 1 de abril de 2019

TEATRO DO PAVOR - "Sol de Prata"

Em 2018 tive o prazer de ser convidado pela primeira vez para uma Antologia de Quadrinhos. 
Douglas Freitas, amigo meu, e um dos organizadores da Comic(con) Floripa, durante o evento  do ano passado me disse que estava montando uma editora, juntamente com outro amigo, Diego Moreau. Esta parceria veio a se tornar a Editora Skript  e "Teatro do Pavor" foi o primeiro projeto publicado.

Capa de "Teatro do Pavor" design e ilustração
 por Amaury Filho

A antologia foi composta por treze histórias bem curtinhas de terror e suspense baseadas no folclore brasileiro.
O time de quadrinistas foi bem bacana, tinham figuras como Camilo Solano, Manu Cunhas, Alice Monstrinho, Amaury Filho, Kaol Porfirio, Igum Djorge e outros... e foi uma honra participar .
Para mim o desafio era fazer pela primeira vez, Arte e Roteiro. Minha ideia era fazer a quadrinização de um "minicauso" de "Lobisomi". Bem brasileiro mesmo...
O mito do Lobisomem é muito variado, no Brasil tem diversas peculiaridades regionais cada vez mais ficava mais encantado com minhas pesquisas.

Livros sobre folclore regional e vídeos de causos "caipiras" foram minha principal fonte.

Seguem dois links dos videos que mais gostei...

Vó maria contando lenda do lobisomem:


O fantástico trabalho do  "Di Péis Coletivo" no seu documentário "Tenho medo não - Histórias de Lobisomem":

Os relatos são encantadores...e inclusive acabei homenageando os contadores, transformando em personagens da HQ.
Imagem de um quadro da página 1 de "Sol de Prata"

Sobre a minha participação na hq, foi um bom estudo narrativo...resolvera historinha em apenas 6 páginas, mantive um traço intermediário ao estilo de "O Santo Sangue" e "Lama", resolvido de maneira bem rústica na pintura digital. Minha principais dificuldades foram definir um melhor desfecho...já que os "causos" normalmente são apenas relatos sem conclusões, e tb conseguir dar "voz" aos personagens...colocar exatamente as falas nos balões. Contei com a ajuda estimulante de dois grandes amigos roteiristas, Celio Cecare (Garotos do Reservatório- Ed Mino) e Rodrigo Ramos (Carniça Quadrinhos), que foi determinante para meu trabalho. Fiquei bem animado para quem sabe num futuro  encarar de escrever e desenhar uma história maior.

Existem diversas descrições sobre o lobisomem no Brasil...
Um cachorrão Preto, Orelhas Grandes, Pele machucada, Bode Preto, Porcão, Crina arrepiada...
Minha motivação foi buscar uma representação visual diferente para a criatura... 

Primeiro esboço para o "Lobisomi"

"Sol de Prata" é uma história muito simples e muito curta, por isso mostrarei aqui o esboço e finalização da página 1.





Versão final da pág 1

"Teatro do Pavor" pode ser comprado diretamente com a 
Editora Skript , ou pessoalmente comigo em Feiras e eventos.

Agora em 2019 estou lançando mais um trabalho com a editora, "Escritos Sombrios - A Necromante" que está em pré venda no Catarse.
Quem puder apoiar, segue o link:  

O Lançamento será na Comic(con) Floripa 2019, dias 8 e 9 de Junho, Será um grande prazer retornar ao evento! 

Nenhum comentário: